terça-feira, 24 de novembro de 2009

Conscientização e Respeito: A base para um mundo melhor

Propondo Soluções

Por Eduardo Gaspar

Hoje em dia, todo esse movimento que existe pela preservação ambiental começou, na verdade, a ser delineado duas décadas atrás, país afora. Não se trata, então, de um tema virginalmente inexplorado. No Brasil, por vários motivos, os incentivos a preservação do meio ambiente e as políticas públicas voltadas a esse tema são recentes e distribuídos de forma irregular. Somente há alguns anos, o Ministério do Meio Ambiente regulamentou diretrizes básicas, mas ainda existem normas e, principalmente hábitos por parte dos cidadãos, que estão ligados à região em que estão inseridos.

Por este motivo, muito ainda está sendo debatido. Isso também ajuda a explicar porque algumas cidades são consideradas exemplares e outras caóticas, quando se trata de preservar o planeta. Propor um meio que garanta as atividades humanas e suas economias preservando a biodiversidade e os ecossistemas é fundamental para que consigamos sobreviver.


Foto: Divulgação            
 Outro ponto a ser trabalhado, dentro desta questão, é a limpeza das ruas. Para o Prof. Sr. Emílio M. Eigenheer, do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental da UFF/PGCA, a situação no país é ainda muito precária, pois há muito que se trabalhar para que consigamos atingir níveis respeitáveis. Atuar com veemência e garantir o bom funcionamento dos mecanismos que garantem a sustentabilidade do planeta, como o saneamento básico, por exemplo, é o ponto de partida para um mundo mais limpo.

Emílio ressalta que a questão de limpeza nas ruas depende de três condições: a operacional, a educacional e a normativa. A primeira condição diz respeito a toda parte de recursos humanos, logísticos e de equipamentos.

Na segunda, ele se refere à cultura de cada região, às questões que dizem respeito aos hábitos, comportamentos e à própria educação das pessoas. E a terceira diz respeito às fiscalizações e regras que regulamentam toda a infra-estrutura necessária para gerir o assunto.

Estes três elementos juntos, com uma boa aplicação, resultam em excelentes resultados não apenas para as ruas em si (e por conseqüência, para o meio ambiente), mas também, para a sociedade em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário