segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Veículos em harmonia com o Meio Ambiente

Tecnologia e Meio Ambiente
Por Laíze Damasceno

No ritmo da criação de produtos ecoconscientes, fabricantes e montadoras de veículos também buscam entrar em harmonia com a natureza, substituindo os motores a combustão por elétricos. No Brasil, o Grupo Izzo lançou recentemente a ZERO, primeira motocicleta elétrica e com transmissão automática comercializada em território nacional.


Modelos como ZERO DS, S, MX e X, produzidos desde abril de 2008 na Califórnia, Estados Unidos, possuem desempenho similar às tradicionais movidas à gasolina, têm autonomia de até 80 quilômetros e são amigas do Meio Ambiente, pois são silenciosas e não emitem poluentes. As motos elétricas podem ser recarregadas em torno de duas horas em tomadas de 110 ou 220 Volts encontradas em residências.

Foto Divulgação: zeromotorcycles.com
ZERO é a primeira moto elétrica com transmissão automática comercializada no Brasil

Como funciona

A moto ZERO tem um sistema de propulsão composto por uma bateria de ions de Lítio de 4 kWh (58 Volts e 70Ah) ligada a um computador e um controlador que fornece a energia para o motor elétrico de magneto permanente com escovas, com potência de 31 cv e torque de 84,6 Nm. Por ter câmbio automático de apenas uma marcha, a motocicleta gera força e potência o tempo todo, o que confere velocidade máxima de 90 km/h e aceleração e respostas comparáveis a um modelo convencional com motor a gasolina de 250 cm3.


As questões relacionadas às preocupações ambientais também já chegaram a Niterói, pois é possível encontrar veículos do tipo circulando nas ruas da cidade. Um dos mais comuns são os pequenos carros utilizados pela Ampla, companhia de energia que aderiu tal inovação contribuindo com o conceito ecológico. Além das bicilcetas, também elétricas, usadas como meio de transporte principalmente por idosos que parecem relembrar os tempos das mobiletes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário