sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Niteroienses optam pela energia solar

Tecnologia e Meio Ambiente
Por Laíze Damasceno

Entre os dias 7 e 18 de dezembro, será realizada na Dinamarca a 5ª Conferência das Partes (COP 15 ) da Convenção das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, onde em torno de 200 países serão representados. Com isso, a preocupação com o Meio Ambiente parece crescer a cada dia.

Segundo profissionais de arquitetura e construção, 100% dos novos projetos em casas de Niterói, por exemplo, utilizam a energia solar, mostrando, portanto, que os moradores da cidade estão se conscientizando sobre a responsabilidade com o Meio Ambiente, além estarem economizando até 40% na conta de luz.

De acordo com o arquiteto Sérgio Tavares, a mudança do sistema de energia elétrica para o solar pode ser rápido, principalmente se a residência já possuir boiler. Um exemplo disso foi uma recente reforma numa casa em Itaipu, onde em apenas uma semana ele concluiu o projeto. Tavares explica que, além de os clientes estarem mais ligados às questões sobre sustentabilidade, a preocupação é também reduzir os gastos no fim do mês. Projetos como este, em casas de três ou quatro quartos, podem contar também com a substituição de lâmpadas incandescentes pelas eletrônicas (microfluorescentes), tendo um investimento total de R$ 4,5000, em média.



Com o objetivo de incentivar o uso de aquecedor solar em casas, a ONG Sociedade do Sol desenvolveu há mais ou menos 10 anos atrás a tecnologia ASBC (Aquecedor Solar de Baixo Custo). A idéia foi criar uma alternativa para que qualquer pessoa possa construir seu próprio equipamento de aquecimento de até mil litros d`água.

O modelo caseiro esquenta a água até 55 graus Celsius e é facilmente produzido com materiais encontrados em lojas tradionais. É necessário construir um coletor (com forro e tubos de PVC comuns), cola, tinta preta e ter uma caixa d`água extra e manta de polietileno para isolá-la. Cerca de R$ 35,00 são suficientes para construir um aquecedor que, além de baixar os gastos, também tem uma vantagem interessante: nos dias de apagão, o banho continua quentinho.


O site da ASBC oferece detalhes técnicos para confeccionar o aquecedor caseiro e uma lista de forncedores no Rio e em Niterói dos materiais para montar o equipamento.

Fonte de pesquisa: sites ONG Sociedade do Sol e ASBC, e Jornal O Globo

Um comentário:

  1. Boa Noite,

    Gostaria de saber como posso ter acessoa preço e possibilidades de instalação em residenciais e onde encontrar,

    e-mail: herlonbarbosa@hotmail.com

    ResponderExcluir