terça-feira, 10 de novembro de 2009

Notebooks ecologicamente corretos

Tecnologia e Meio Ambiente
Por Laíze Damasceno

Pensando em economizar energia e torná-lo o mais reciclável possível, o MacBook Pro entusiasma não somente os apaixonados por computadores, mas também os ambientalistas. Deixando para trás os modelos brancos em acrílico, a linha “verde” de notebooks da Apple segue a tendência do alumínio e apresenta características favoráveis ao Meio Ambiente. Além das atualizações em termos tecnológicos, os portáteis usam estrutura monobloco de alumínio, substituindo várias peças e tornando-os mais leves e sólidos. São diversas as vantagens ecológicas.



Foto: site da Apple

Dentre os destaques do modelo Pro estão: o vidro da tela sem arsênico (elemento químico); a tela é retro iluminada por LED e sem mercúrio; os cabos internos não levam PVC; a estrutura de vidro e alumínio é integralmente reciclável; o tamanho da embalagem é até 41% menor, dependendo da polegada. Além disso, o produto atende aos requisitos de baixo consumo de energia instituídos pela EPA, com direito, portanto, a certificação da ENERGY STAR. Outro destaque é a bateria de longa duração. Segundo informações do site da Apple, “as baterias removíveis da maioria dos notebooks foram criadas para serem substituídas em um ano ou dois, um processo que resulta na utilização e descarte de inúmeras baterias. Mas a bateria do novo MacBook Pro dura até cinco anos, ou 1000 recargas. Ele utiliza uma bateria no mesmo prazo que um notebook convencional troca três baterias”.

Ainda de acordo com dados do site, os MacBook Pro ganharam a classificação EPEAT Gold. EPAET ou Electronic Product Environmental Assessment Tool (Ferramenta de Avaliação Ambiental de Produtos Eletrônicos) realiza uma avaliação para saber o impacto ambiental do produto baseada em como ele é fabricado e projetado, quanto ele é reciclável e quanta energia ele consome. “São poucos os produtos com o certificado EPEAT Gold e o número é ainda menor entre os notebooks”.

Ou seja, a Apple reuniu mais uma vez designer contemporâneo e preocupação com a sustentabilidade. MacBook Pro já chegaram a Niterói. Podem ser encontrados, por exemplo, na Fast Shop, loja de eletrônicos localizada no Plaza Shopping, Centro da Cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário