segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Êita vida de cão...

(Des)organização urbana
Por Lilian Neto

Os vira-latas são antigos conhecidos das pessoas. Como diria a música infantil “a carrocinha pegou três cachorros de uma vez”. Não necessariamente a carrocinha, mas qual quer que seja o órgão responsável por retirar esses animais das ruas não anda pegando nem um cachorro de uma vez.

Como o próprio nome diz, esses cães viram latas de lixo e rasgam sacos em busca de alimentos, espalhando a sujeira pelas ruas e calçadas.
Mas além da sujeira, esses animais são uma ameaça para os pedestres. Muitos deles são doentes. Alguns são perigosos e podem atacar as pessoas, transmitindo doenças. Além do mais, esses animais soltos atrapalham o trânsito. Muitos infelizmente são atropelados.

                                                                                                                                 Foto: Wilson Spiller
Mais do que retirar esses animais das ruas, é preciso saber como eles vão parar nelas. E mais importante ainda, esses cães tem que ser encaminhados para alguma instituição na qual serão bem tratados e, de repente, até conseguem um lar. Essa situação só não pode continuar como está, afinal, além de ser perigoso para os moradores da cidade, é ainda uma crueldade com esses animais abandonados dessa forma.

                                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário