terça-feira, 24 de novembro de 2009

Leroy Merlin de Niterói é a 1ª loja de varejo sustentável do Brasil com certificado AQUA

Tecnologia e Meio Ambiente
Por Laíze Damasceno

Cada vez mais os diferentes empreendimentos do mercado têm procurado estar de bem com o Meio Ambiente e contribuir da sua forma com o mundo “verde”. Um exemplo disso é a Leroy Merlin, nova loja de varejo da cidade de Niterói, inaugurada em outubro deste ano.

Pensando em vários aspectos como, economizar água e energia, contribuir com o desenvolvimento social, econômico e ambiental da região, além da qualidade de vida de seus colaboradores internos e clientes, a Rede do Home Centers, tendo consultoria prestada pela Inovatech Engenharia, recebeu a Certificação AQUA (Alta Qualidade Ambiental) por atender mais de 80 itens sustentáveis na construção do prédio.

De acordo com informações disponibilizadas pela assessoria de imprensa no site da Leroy Merlin, a loja é a 1ª do ramo do Varejo a ganhar a Certificação AQUA para o empreendimento fluminense. Para obter o certificado, auditado pela Fundação Vanzolini, a loja precisou ser aprovada em três diferentes fases, Programa, Concepção do Projeto e Realização da Obra. Tais critérios, de desempenho da Qualidade Ambiental do Edifício (QAE), são avaliados através do Sistema de Gestão do Empreendimento (SGE).

O trabalho da Inovatech, especializada em sustentabilidade na construção civil, acompanhou todos os passos da obra do edifício. A primeira ação, por exemplo, na etapa Programa, foi analisar o terreno e esquematizar uma estratégia ambiental do empreendimento, incluindo, portanto, todos os parâmetros de gestão do projeto. O objetivo foi executar a obra de acordo com a proposta do projeto e assegurar um canteiro de obras de baixo impacto ambiental, além de conscientizar e orientar a equipe de trabalho, em geral, em aspectos como jogar os resíduos nos locais apropriados e não desperdiçar água, energia e materiais, entre outros.


  Foto: site Leroy Merlin

Dentre as principais novidades que garantiram a certificação AQUA para filial em Niterói, estão o ar-condicionado de alta eficiência, consumindo 17% menos energia que os comuns; o tratamento acústico, visando o conforto dos clientes; os painéis termo-solares para aquecimento de água; o sistema de aproveitamento de água de chuva; mictórios secos que não utilizam água; fachada principal com vidros de alto desempenho e brises (que permitem iluminação natural sem aumentar a carga térmica do ar-condicionado); sistema de poços de infiltração de água que previnem inundações; utilização de lâmpadas LED de baixo consumo, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário