terça-feira, 3 de novembro de 2009

Cena Medieval em Plena Contemporaneidade

(Des)Organização Urbana
Por Lilian Neto


E a bicharada anda solta pelos bairros de Niterói. Uma cena inusitada para os tempos de hoje, mas um tanto comum agora: porcos e cavalos circulando tranquilamente pelas ruas. Mas a relação entre esses animais e as pessoas não é nem um pouco harmoniosa. A maior concentração se encontra no Bairro de Fátima, onde moradores reclamam da presença desses animais.                               
                                                                             Foto: Sabrina Gouveia

De acordo com a doméstica Edir Batista, de 37 anos, eles além de assustarem moradores, ainda causam uma grande bagunça nas ruas do bairro: “É muito ruim, esses bichos rasgam as sacolas de lixo e espalham tudo pela calçada. É horrível pra limpar, e fica com cheiro ruim”. A moradora e aposentada, Carlota Cruz, de 79 anos, reforça que a presença dos animais incomoda muito: “Esses porcos ficam circulando por aí, não dão sossego. Dão um aspecto ruim ao bairro. E não param de surgir, sempre tem um monte de filhote por aí”.

Essa situação marca a desordem urbana e o descontrole ambiental da cidade. Esses animais, além de espalharem sujeira pelas ruas, causam transtorno ao trânsito e destroem canteiros de plantas. Moradores não sabem o que fazer para tentar contornar a situação. Governantes, abram os olhos, daqui a pouco até o jardim da prefeitura vai ter seus leitões...

Nenhum comentário:

Postar um comentário