terça-feira, 3 de novembro de 2009

Óleo de cozinha um grande vilão

Fontes Renováveis

Por Renata Cabrinha

Um dos vilões do meio ambiente pode estar mais perto do que se pode imaginar. O óleo de cozinha é um grande vilão do meio ambiente e quando jogado na rede de esgoto causa entupimentos e o uso de produtos químicos tóxicos é inevitável para acabar com o problema.
Em muitos lugares a divulgação desse problema não é feita, mas em alguns condomínios de Niterói é feita uma conscientização desse grave vilão do meio ambiente.

No Condomínio Ubá V que fica localizado em Pendotiba a proposta para uma vida limpa já esta sendo feita e divulgada, os condôminos já tomaram consciência do que um simples óleo de cozinha é capaz de fazer para prejudicar a nossa vida.
Existem fins desastrosos a esse óleo quando é jogado em terrenos baldios ou no lixo, que são: Retenção do óleo no encanamento, óleo espalhado nas superfícies dos rios e das represas, causando danos à fauna aquática e permanecendo no solo ajudando as enchentes ou entrando em decomposição soltando o gás metano o que agrava o efeito estufa.

Foto: Renata Cabrinha.

O Engenheiro e morador do condomínio Rodrigo Freire da Silva explica quais as soluções para evitar esse problema: “Aqui no condomínio nós estamos fazendo sabão com o óleo usado, é uma forma de evitar problemas para o agravamento do efeito estufa”.
Para fazer sabão com óleo de cozinha é muito fácil, basta guardar o óleo usado, dissolver soda caustica em uma vasilha, colocar o óleo já coado em um recipiente e levar ao fogo até aquecer em temperatura aproximada a 60°C e então apague o fogo e em seguida, acrescente a soda já dissolvida, mexa até engrossar por vinte a trinta minutos e despeje o conteúdo em fôrmas de sabão e aguarde a secagem.
Assim com cuidados básico nós conseguiremos mudar um pouco a nossa realidade e melhorar o meio ambiente sempre buscando uma vida limpa.





Nenhum comentário:

Postar um comentário