quinta-feira, 26 de novembro de 2009

A agora Sacola?

Boas Ideias & Grandes Negócios
Por Carolina Vergara

Um dos assuntos mais polêmicos da atualidade é o destino que deve ser dado às sacolas plásticas de supermercado. Há inclusive quem afirme que será impossível viver sem elas.

A discussão chegou até na política e o governador de São Paulo, José Serra, chegou a vetar um projeto aprovado pela Assembléia Legislativa que exigia a adoção, pelo comércio, de sacolas plásticas oxibiodegradáveis, que, segundo o deputado Sebastião Almeida, autor da proposição, aceleram a decomposição do material numa velocidade até cem vezes maior.

A verdade é que as sacolas plásticas atuais levam cerca de 30 a 40 anos para se decomporem por completo.

Diante dessa situação o que não faltam são idéias e pessoas dispostas a descobrirem formas inteligentes de solucionar esse problema. Até cadeiras e galinhas de sacolas já foram criadas!!







Fotos retiradas do blog Gizmodo


O site Total News disponibilizou inclusive 5 aulas de como reciclar as sacolinhas plásticas.
Usando uma técnica de crochê, são produzidas bolsas muito mais duráveis e resistentes que podem, inclusive, entrar na categoria de sacolas retornáveis.



foto retirada do blog Gosto se Discute


A idéia de sacolas retornáveis é uma das melhores pedidas atualmente. Feitas principalmente de pano, estão sendo bem aceitas sendo até consideradas “fashions” dentro do mundo da moda. Usando como carro forte de sua campanha a idéia de que é chique ser ecologicamente correto, essa novidade tem sido uma das mais fortes correntes a favor da substituição das sacolas plásticas.

Porém é fato que compras maiores, como as de abastecimento mensais, não podem ser feitas com essas pequenas bolsas alternativas.

Alguns supermercados chegaram a colocar caixas de papelão como alternativa, mas muitas pessoas reclamaram que as caixas são difíceis de serem carregadas.

Dúvidas a parte, é claro que a sociedade precisa pensar em soluções para resolver essa questão tão séria.

Vale a pena lembrar que não faz tanto tempo assim as sacolas de mercado eram feitas de papel e ninguém deixava de comprar, muito menos de levar suas mercadorias para casa.

Soluções como carrinhos de feira e bolsas de Nylon são também uma boa alternativa.

Em tempo de aquecimento global, temos que nos preocupar SIM com TUDO, seja com as sacolas plásticas, seja com o tipo de desodorante que usamos, enfim, a quantidade de lixo que produzimos é absurda, é necessária uma mudança de conduta geral para que as coisas fiquem melhores para nós mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário