segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Economize água já.

Fontes Renováveis.
Por Renata Cabrinha.

A água pode ser considerada uma fonte renovável por ser capaz de fornecer energia, mas o uso indiscriminado desta fonte esta causando preocupação e debates em todo o mundo.



Estudos comprovam que 2 bilhões de habitantes sofrem com a falta de água no mundo, os continentes mais atingidos pela falta de água são África, Ásia Central e o Oriente Médio essa falta deve-se a alto consumo indiscriminado é claro de água.


Os grandes causadores desse possível fim da água são a poluição e contaminação por poluentes e esgotos como o óleo de cozinha, por exemplo, o homem é o grande causador dessa deteriorização.


Foto: Renata Cabrinha.
Cerca de 3 bilhões de habitantes em nosso planeta vivem sem condições sanitárias e um milhão não tem acesso a água potável, essa estatística é comprovada pela Comissão Mundial de Água. Com todo esse problema a bola de neve vai ficando cada vez maior, pois isso gera muitas doenças como hepatite que mata mais de 2 milhões de habitantes por ano.


Economizar essa fonte renovável é de extrema importância e é pra já, pois a água doce é muito importante para a vida e saúde dos seres humanos. A solução desse problema é mais fácil do que se pode imaginar, fechar o chuveiro enquanto esta se ensaboando é um ótimo exemplo de economia, com pequenos gestos como este poderemos desfrutar por muito tempo.


Em muitos condomínios de Niterói já esta sendo feita essa conscientização, campanhas com panfletagens e visitas as casas de pessoas das proximidades e do próprio condomínio.


Dicas de economia de água: Feche bem as torneiras, regule a descarga do banheiro, tome banhos curtos, não gaste água lavando carro ou calçadas, reutilize a água para diversas atividades, não jogue lixo em rios e lagos, respeite as regiões de mananciais.

Um comentário:

  1. Sugiro uma revisão apropriada dos textos antes da postagem no blog. Assuntos ligados ao meio ambiente são sempre de grande interesse público, mas quando bem escritos, com coesão e sem erros de ortografia e gramática. Um dicionário de sinônimos seria uma opção, além de maior cuidado no uso dos tempos verbais.
    Como jornalista me decepciona ler um texto tal qual o escrito pela aluna Renata Cabrinha, que envergonha toda uma classe de profissionais sérios e comprometidos com a informação. Espero uma melhor orientação dos professores responsáveis por este espaço para evitar a divulgação de aglomerados de palavras sem nexo, que não se podem ser chamados de texto.

    ResponderExcluir